Todo mundo sabe que o uso de drogas é extremamente prejudicial à saúde de várias perspectivas diferentes, podendo fazer mal à mente, órgãos vitais, sistema imunológico, sistema digestivo e até mesmo podendo acabar com a sua saúde bucal. Ou seja, a única coisa que a droga não faz é bem.
Entretanto, o que muitas pessoas não param para pensar é que existem muitas drogas lícitas, que é o caso do cigarro e das bebidas alcoólicas, que podem inclusive apresentar um risco ainda maior para a sua saúde, uma vez que o consumo delas é incentivado e liberado pelo estado brasileiro.
Sabendo dessas informações, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as principais drogas que podem mais afetar a sua saúde bucal, assim como, veja quais são os tratamentos em um plano odontológico bom para as patologias que podem surgir, para que possa preservar a sua saúde bucal e um sorriso estonteante.
Como as drogas afetam a saúde bucal?
Assim como já mencionado anteriormente, as drogas, normalmente feitas de componentes químicos complexos, são bombas que muitas pessoas ingerem e podem até mesmo levar o indivíduo a óbito.
Dessa forma, com a saúde bucal não é diferente, visto que, muitas drogas que são ingeridas pela boca ou fumadas acabam em contato direto com os tecidos bucais.
Portanto, como são feitas de produtos químicos, esse contato direto pode causar coisas como:
- Cáries;
- Doenças periodontais;
- Escurecimento dos dentes;
- Queda dos dentes.
Justamente por isso que é necessário realizar tratamentos, que podem ser feitos através de um plano dentário empresarial, ou até mesmo uma avaliação com um dentista caso tenha usado alguma substância, principalmente para pessoas que fazem uso constante. Isso porque, as consequências podem vir a dar sinal apenas no futuro, quando será muito tarde.
Quais são as drogas que mais afetam os dentes?
Nesse requisito é sempre importante reiterar que todas as drogas são contra-indicadas e fazem mal, de um jeito ou de outro para a saúde bucal, bem como para o bem estar do corpo como um todo, fazendo com que seja necessário buscar tratamentos através de um plano dental empresarial, por exemplo.
Mesmo assim, ainda é possível elencar algumas das drogas que podem se sobressair e fazer ainda mais mal do que outras. Portanto, confira a seguir quais são essas drogas:
- Maconha;
- Álcool;
- Tabaco;
- Cafeína;
- Inalantes.
Quais são as dicas para diminuir esses efeitos?
Em qualquer que seja o caso, para diminuir os efeitos bucais do consumo dessas drogas, o mais indicado é parar com o consumo e buscar tratamentos através de um plano odontológico empresarial para que possíveis problemas possam ser evitados ou remediados.
Entretanto, mesmo que não pare completamente o consumo, como no caso do café, ainda sim é indicado que o paciente consuma cada vez menos ou troque determinado hábito ou vício por hábitos mais saudáveis.
Ademais, usando ou não usando as drogas citadas acima, para diminuir problemas bucais que podem até mesmo te levar a ter queda dos dentes não é necessário contratar o melhor plano odontológico do Brasil, mas sim cuidados com a higiene bucal e uma rotina de limpeza meticulosa.
Isso porque, as reações dos elementos químicos somados a ação de bactérias podem trazer a manifestação de cáries.
Sendo assim, para diminuir esses efeitos é sempre necessário fazer uma boa escovação, principalmente após as refeições, sempre usando o fio dental para limpar partes dos dentes e gengivas que a escova não alcança.
Outra atitude que pode fazer a diferença é justamente o acompanhamento periódico no dentista.
Basicamente, quando o paciente mantém uma frequência de visita para avaliação no dentista a cada 6 meses, é possível que o profissional identifique patologias de forma precoce, o que pode favorecer no tratamento e até mesmo ajudar a evitar sintomas mais dramáticos, como dores intensas e até mesmo a necessidade de extração dentária.
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de se alimentar de forma saudável, buscando alimentos com nutrientes como o cálcio para fortalecer seus dentes, bem como ingerir bastante água, o que ajudar na salivação da boca que por sua vez previne patologias voltadas ao ressecamento bucal.
Seguindo essas dicas e orientações de profissionais é possível diminuir sintomas e desdobramentos bucais causados por esses maus hábitos.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.