O processo de reabilitação é complexo e muito desafiador, tanto para o paciente quanto para as pessoas próximas. Ter uma rede de apoio consolidada e um suporte concreto é um dos principais fundamentos para a evolução no processo de reabilitação. A presença de familiares, amigos, grupos de apoio e profissionais são peças-chaves para trazer motivação e confiança ao paciente, trazendo força para atravessar esse momento. Além disso, uma perspectiva de pessoas que também estão passando pelo mesmo processo, com outras experiências e informações é muito valiosa para o sentimento de pertencimento e suporte emocional.
Mas afinal, o que é uma rede de apoio?
É um conjunto de pessoas e instituições que auxiliam e trazem suporte psicológico e prático às pessoas em momentos de vulnerabilidade. Essa relação conta com o desenvolvimento da intimidade e confiança, para que o indivíduo que passa pelo processo de reabilitação sinta-se seguro em ser vulnerável e consiga expressar suas angústias e desafios. Além do mais, não só pessoas que passam pelo processo de tratamento em clínicas de reabilitação que precisam de uma rede de apoio, mas sim qualquer ser humano, independente do diagnóstico, pois não se trata de uma etapa do tratamento, e sim de um alicerce que de maneira colaborativa apoia o indivíduo em todas as fases de vida, especialmente em processos de reabilitação, contribuindo para uma vida plena, alegre e bem estruturada.
Estudos comprovam que pessoas com uma rede de apoio saudável possuem maior adesão ao tratamento de reabilitação, o que também contribui no controle do estresse e ansiedade dos pacientes. Portanto,é essencial introduzir a rede de apoio antes mesmo do processo de reabilitação.
Tipos de rede de apoio e seus respectivos papéis no processo de reabilitação
Existe um trabalho multidisciplinar que colabora para o desenvolvimento dos indivíduos de forma geral, mas principalmente na reabilitação. São eles:
.Família como suporte
A família desempenha um papel fundamental, tendo em vista que na maioria das vezes ela quem atua diretamente com indivíduo em tratamento, podendo contribuir em ajuda emocional, financeira e física. Ajudar de maneira ativa, com atividades cotidianas, exercícios de auto ajuda e análise, e no acompanhamento médico é a fórmula para um bom desempenho de evolução do quadro. É necessário que os familiares estejam empenhados e dispostos, e que estejam envolvidos no acompanhamento médico para conseguir auxiliar de maneira eficaz o tratamento.
.Apoio profissional multidisciplinar
É o conjunto de profissionais especializados, como psicólogos, psiquiatras e fisioterapeutas. Cada profissional oferece suporte para uma área específica, sendo encontrado em hospitais, clínicas e até mesmo em casa, dependendo da necessidade do paciente.
.Comunidades e grupo de apoio
Esse grupo é formado por pessoas que passam pela mesma situação ou processos semelhantes de reabilitação, compartilhando experiências e sentimentos, a fim de encontrar recursos para o tratamento.
Inserir o grupo de apoio é um facilitador para encontrar acolhimento e motivação durante a fase de recuperação na clínica de reabilitação, podendo ser oferecido atividades e serviços para a adaptação dos indivíduos.
Benefícios da Rede de Apoio na recuperação do processo de reabilitação
- Desenvolvimento de auto estima e autonomia: Encorajar e apoiar os indivíduos no processo fortalece o sentimento de autonomia e segurança para conseguirem se motivar e enxergar que é possível passar por esse momento tão desafiador.
- Psicológico desenvolvido de maneira positiva: Ter disponibilidade de pessoas que se preocupam verdadeiramente com o processo e bem-estar, gera um sentimento de pertencimento e força no paciente, além de promover um ambiente de convivência seguro e acolhedor, reduzindo o estresse e ansiedade. A disponibilidade para locomoção, acompanhamento médico e prestativo também são benefícios que a rede de apoio pode contribuir para os pacientes no processo.
- Constância no desenvolvimento do tratamento: Criar um ambiente de disciplina e constância não é uma tarefa fácil para nenhum ser humano, e nesse momento do tratamento é indispensável que o indivíduo em reabilitação tenha adesão total ao processo, por isso, ter uma rede de apoio que incentiva à prática de atividades físicas, reconheça as pequenas conquistas diárias, tenha escuta ativa e mostre disponibilidade é tão fundamental para uma evolução íntegra.
Precisar de ajuda e apoio em momentos principalmente de necessidade é algo que ocorre a todos. Em algumas fases será necessário um apoio maior, em outras, nem tanto. Mas de certo, ter vergonha ou medo de buscar ajuda não é necessário! Se você sentir que está em um momento vulnerável, ou lidando com alguém que esteja em uma condição emocional significativa, não hesite em pedir ou oferecer ajuda!
Para casos de pacientes em reabilitação, mostre-se disponível, acompanhe e tenha uma escuta ativa, pois o acolhimento faz toda a diferença dentro do processo de reabilitação.