Clínica de Recuperação e Reabilitação Feminina

Clínica Recuperação Feminina | Clínica Reabilitação Feminina

O tratamento contra a dependência química e alcoólica é recorrida com frequência para o público masculino, e pouco se comenta sobre a clínica de recuperação feminina. De acordo com especialistas da área da saúde, o organismo feminino é mais vulnerável ao vício. A FIOCRUZ afirma que 21,3% das pessoas dependentes do crack e cocaína são mulheres. Em consequência, o sexo feminino prejudica a sua saúde física e mental, além de provocar malefícios a sua própria gestação.

No ano de 2019 nos Estados Unidos foram realizados algumas pesquisas, e chegaram à conclusão de que 260% das mulheres americanas morreram de overdose. O excesso de substâncias químicas no organismo além de provocar a dependência química, aumenta a probabilidade de uma pessoa morrer em decorrer ao vício. É perceptível a necessidade de uma mulher receber um tratamento adequado e especializado no assunto, e lamentavelmente o sexo masculino tem um número de opções significativas na escolha. 

Por mais que seja notável a desigualdade em ambos os sexos, é fundamental que familiares busquem lugares especializados para o público feminino. No artigo de hoje iremos descrever a importância de uma clínica de recuperação, as dicas para escolher o lugar ideal, os motivos que levam uma mulher a ser internada em uma clínica de reabilitação, como funciona o tratamento, as formas de buscar por ajuda, e a importância de buscar uma clínica de recuperação feminina. Preparado para iniciar a leitura? Busque as informações ideais como o auxílio do Grupo Flor de Liz

 

Para o que serve uma clínica de recuperação? 

 

Clínica de recuperação é um ambiente especializado para tratar a dependência química e alcoólica de um indivíduo. O objetivo é fazer com que o paciente controle a sua compulsão por qualquer substância química. Você deve estar se perguntando: A dependência química tem cura? E infelizmente a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que a dependência é uma doença crônica, progressiva e sem cura. 

A clínica de recuperação não é a garantia de que uma pessoa será curada, pelo contrário, a dependência química ao se tornar uma doença crônica não tem cura, os profissionais da área da saúde ajudarão o paciente a controlar sua compulsão e desenvolver técnicas para se manter distante do vício. No local terão médicos, psicólogos nutricionistas, supervisores e enfermeiros 24 horas por dia para atender as necessidades físicas e psíquicas de um indivíduo. 

 

Dicas para escolher uma clínica de reabilitação feminina

 

Antes de descrevermos dicas importantes, saiba que o Grupo Flor de Liz é uma instituição que visa auxiliar famílias a encontrarem o ambiente adequado para o tratamento. Se você deseja apoio profissional dos consultores da instituição, entre em contato. Os consultores são especialistas no assunto, além de fazer uma busca ampla das clínicas mais próximas a sua casa. Acompanhe abaixo as observações que devem ser levadas em consideração no momento da escolha: 

  • No seu campo de pesquisa, busque apenas clínicas de recuperação feminina.
  • Evite clínicas de recuperações mistas, faça a internação em uma clínica de recuperação mista apenas quando for necessário.
  • Tenha uma lista de opções significativas;
  • Busque opiniões de outras pessoas;
  • Tenha conhecimento dos profissionais disponíveis na instituição;
  • Visite a unidade, tenha conhecimento do espaço e como funciona o tratamento na instituição;
  • Saiba o dia e horário de visita;
  • Tenha informações necessárias sobre a instituição antes de recorrer ao tratamento.

clínica de recuperação feminina

Motivos que levam uma mulher a ser internada em uma clínica de recuperação

 

Quando uma pessoa se torna viciada em substâncias químicas, é inevitável sua mudança de comportamento. A mulher dependente química sempre passa dos limites, se torna agressiva, irritada e inconsequente, passa dias fora de casa ou até mora nas ruas, comete furtos, roubos e até se prostitui para obter o produto. Se isola dos familiares e amigos, sua rotina é transformada, entra para o narcotráfico, vive em situações de negligência, passa frequentemente fora do limite. 

Uma mulher viciada em narcóticos precisa de ajuda quando põe a sua vida e a vida de outras pessoas em risco. Há uma infinidade de fatores que influencia na opção em recorrer ajuda profissional. Todavia, é importante apontar que o quanto antes o familiar buscar ajuda profissional, melhor será para a viciada em narcóticos. Aproximadamente 500 mil pessoas anualmente morrem em decorrer ao vício, o quanto antes o processo de reabilitação acontecer, melhor será para a usuária de drogas. 

 

Como funciona o tratamento em uma clínica de recuperação feminina?

 

Avaliação médica: A avaliação é importante para definir uma ficha técnica a cada paciente, o procedimento acontece como forma de individualizar e humanizar cada atendimento. Saber as drogas que a paciente fazia o uso, dosagem, constância, período e duração, beneficia o tratamento. Além de saber dos problemas psíquicos que foram desenvolvidos durante o uso. 

Desintoxicação: Desintoxicação de toda e qualquer substância química no corpo. 

Suporte da desintoxicação: Prática de atividades físicas, reeducação alimentar e o uso de medicações com prescrição médica. O suporte da desintoxicação ajuda a paciente a tirar todo o resíduo de drogas no corpo, além de ajudar a controlar o seu nervosismo e depressão após a falta do produto no corpo. 

Ressocialização: Realização de terapias comportamentais individuais ou em grupos, a psicóloga é fundamental nesse processo. A ressocialização adequada (principalmente para o público feminino), trabalha a conscientização de forma segmentada, beneficiando a ressocialização da paciente na sociedade novamente. 

 

3 Formas de iniciar o tratamento feminino

 

  • Internação Voluntária: Quando os familiares sugerem à usuária de drogas uma internação em uma clínica de recuperação, e o procedimento acontece de forma consentida. 
  • Internação Involuntária: Quando à usuária de drogas não aceita o tratamento e os familiares realizam a internação sem o seu próprio consentimento. 
  • Internação Compulsória: Decidida por um juiz responsável da vara familiar por meio de um laudo médico. 

 

Por que é importante buscar uma clínica de recuperação especializada para o público feminino?

 

A única forma para iniciar o tratamento contra a dependência química e alcoólica é realizando uma internação em uma clínica de recuperação. E quando a dependência é feminina, é fundamental que os profissionais da área da saúde realizem o tratamento segmentado para o público que ali está presente. Durante o processo de reabilitação é importante que os psicólogos realizem uma conscientização voltada para mulher. Além do mais, durante o processo de recuperação, muitas mulheres chegam gestantes nas instituições. 

A clínica de recuperação voltado para ao público feminino voltará a atenção com mais cuidado, tanto para a mãe usuária de drogas, tanto para o bebê que está prestes a chegar. Se você sente mais dúvidas sobre o tema, entre em contato com nossa clínica de recuperação e tire todas as suas conclusões da melhor forma possível. Entre em contato

Deixe um comentário

Open chat
Estamos online
Olá 👋
Podemos te ajudar?