tratamento para dependentes químicos em Goiânia

Entre em contato

Dependência Química: Como funciona o tratamento e qual é a importância? 

 

O tratamento para dependentes químicos em Goiânia uma clínica de recuperação é a forma mais saudável para tratar o problema. Você sabe o que de fato significa o termo? A dependência em substâncias químicas, são produtos altamente corrosivos a saúde física e mental, capaz de provocar a dependência e sem cura. O que antes era consumido uma vez por semana, ao longo dos meses se torna uma frequência, e quanto menos esperar entrará em um círculo vicioso. A Organização Mundial da Saúde (OMS), relata que a dependência química não tem cura, mas que há tratamento para o problema. 

O uso de drogas provoca o falecimento de aproximadamente 500 mil pessoas por ano, além dos problemas de saúde desenvolvidos pelo consumo. As consequências podem ser fatais, e por mais que não haja cura, há formas para que o adicto aprenda a controlar seus impulsos evitando recaídas. Substâncias químicas são popularmente conhecidas por despertar sentimentos de alegria, euforia e sem-estar. Inicialmente o produto é usado de forma inofensiva, sem pretensões a dependência. Todavia, com a constância será inevitável que uma pessoa se torne viciada em narcóticos.  

 

Por que uma pessoa aceita fazer o uso de drogas? 

 

Curiosidade: A curiosidade faz parte das emoções humanas que nos tira da zona de conforto, mas sabemos também que a curiosidade pode nos levar a caminhos irreversíveis. No período da adolescência, é comum sentir esse sentimento. Jovens e adolescentes se sentem empenhados a buscarem formas diversas de viver a vida, tendo experiências e construindo memórias. O uso de drogas é inicialmente estimulado pela curiosidade, esse sentimento pode fazer com que uma pessoa faça o primeiro uso, transformando-se em um hábito.

Incentivo familiar: Uma família carregada de vícios tem grande interferência na escolha em que uma pessoa possa fazer no futuro, seja por consumir cigarro, bebida alcoólica e dentre outras substâncias químicas. Você já parou para pensar sobre isso? A família tem forte influência em como uma pessoa quer seguir a vida. O primeiro ciclo social em que somos ingeridos na sociedade, é com a família e desde então aprendemos a viver a vida da melhor forma possível. O lar familiar desestruturado interfere de forma direta em como o adicto vê a sociedade.

Traumas: Traumas na infância, adolescência e fase adulta causa sequelas irreversíveis para o resto de nossas vidas. O uso de drogas pode ser adquirido como forma de aliviar uma dor interna ou esquecer um problema em poucos minutos.

Problemas de vida: Problemas conjugais, brigas, desentendimentos, problemas familiares, sociais e até profissionais. É comum vermos pessoas exagerando no álcool, o que também é uma droga. Para que você entenda da melhor forma, há classificações entre drogas lícitas e ilícitas. Drogas lícitas são produtos com venda autorizada pela sociedade, como o cigarro e o álcool por exemplo. Drogas ilícitas são produtos com vendas não autorizadas como a maconha, cocaína e o crack. Em meia a alguma adversidade na vida, uma pessoa pode procurar consolo de forma momentânea na substância química.

Incentivo de amigos: Na adolescência é comum que o incentivo entre amigos venha acontecer, principalmente em festas. O adolescente pode ceder à vontade, se tornando aos poucos uma pessoa viciada em narcóticos.

Fuga da realidade: Independente da idade ou problema de vida, uma pessoa recorre a substância química como forma de expressar sua raiva ou frustação em meio a alguma adversidade de vida.

Problemas psíquicos: Depressão e ansiedade é muito recorrido como forma de aliviar sua dor psíquica. Todavia, o que muitos não sabem é que as drogas por mais que seja usada para aliviar momentaneamente uma dor interna, com o passar do tempo outros problemas psíquicos podem ser desenvolvidos.  

 

Como é feito o tratamento para dependentes químicos em Goiânia e qual é a sua importância? 

 

O tratamento para dependentes químicos em Goiânia deve ser acompanhado por profissionais especialistas no assunto. Acompanhe abaixo cada função: 

Médicos psiquiatras: O médico tem a função de realizar consultas médicas, orientar o paciente sobre as medicações feitas, diagnosticar os problemas psíquicos ao longo do vício e dentre outras funções importantes que apenas um médico psiquiatra terá o poder de diagnosticar.

Psicólogos: O psicólogo tem a função de orientar, auxiliar, fazer terapias comportamentais e palestras para o paciente. O psicólogo irá ajudar o adicto no processo de ressocialização do dependente químico na sociedade.

Nutricionista: O dependente químico ao chegar em uma clínica de reabilitação, está desnutrido e até mesmo esquelético. Além do mais, há alimentos que ajudam no processo de desintoxicação. O nutricionista será fundamental além de ajudar a repor nutrientes importantes ao organismo.

Enfermeiros: Profissionais especializados para dar o suporte necessário ao paciente, além de ajudar nas medicações, crises de abstinência e o que for preciso para que o adicto faça uma boa recuperação durante o tratamento para dependentes químicos em Goiânia.

Supervisores: Os supervisores tem a função de supervisionar o adicto 24 horas por dia, além de auxiliar no que for preciso nas tarefas do dia a dia e em suas necessidades. Toda a equipe exige um papel fundamental e específico, realizando um trabalho em grupo com o intuito de dar suporte ao paciente.

Com base na explicação de cada profissional acima, entenda como funciona o processo de recuperação em uma clínica de reabilitação.

Internação: Há três formas para realizar o procedimento, sendo a internação voluntária que é com o consentimento do adicto; internação involuntária que é sem o consentimento do adicto, apenas por ordem da família; e a internação compulsória que é decidida por um juiz responsável. O primeiro passo para o tratamento para dependentes químicos em Goiânia, deve ser feito por meio de uma internação. A forma pelo qual o adicto será internado, determinará todo o processo terapêutico. 

É comum que famílias recorram a internação involuntária, em meia a preocupação e o medo de perder o familiar, o procedimento é recorrido. A internação compulsória independente da vontade do adicto, pode acontecer por meio de uma ordem judicial. A internação voluntária é uma das formas mais saudáveis para tratar a dependência química, mas não é recorrida com tanta frequência quanto a internação involuntária. Independente de qual seja a forma, o tratamento para dependentes químicos em Goiânia acontece. 

Avaliação médica: Durante o período em que o adicto fez o uso de drogas, sua saúde psíquica e física foi gravemente afetada. O doutor terá o conhecimento de quais substâncias químicas que se faziam o uso, período, dosagem e constância. Tais fatores serão fundamentais para tratar de forma específica, individualizando o atendimento do paciente. Além do mais, o médico é responsável por receitar medicações específicas durante o período em que ficar internado na clínica de recuperação.

Desintoxicação: O processo de desintoxicação envolve aspectos específicos, como realizar medicações e fazer uma alimentação saudável. Cessar o uso de uma vez pode ser perigoso, causando graves crises de abstinência. A abstinência é a falta da substância química no corpo, o organismo está totalmente acostumado com produto corrosivo, e cessar o uso deve ser supervisionado com ajuda de profissionais da área da saúde.

Ressocialização: A ressocialização do adicto na sociedade exige tempo e persistência, o paciente e o psicólogo trabalharão juntos nesse processo. Terapias comportamentais e palestras serão importantes para que o adicto entenda que as drogas trouxeram apenas malefícios a sua vida. Para cada caso um problema em específico, e para cada procedimento um tratamento personalizado com base em suas necessidades. 

 

Buscando ajuda para o tratamento para dependentes químicos em Goiânia

  

O tratamento para dependentes químicos em Goiânia é fundamental para que o adicto tenha uma vida saudável. Procura alguma forma de ajudar o seu familiar viciado em narcóticos? Entre em contato com o Grupo Flor de Liz, e encontre o lugar mais próximo a sua casa. O Grupo Flor de Liz é uma instituição que visa ajudar familiares e dependentes químicos a procurarem uma solução para o problema. Entre em contato e busque uma solução. Para qualquer dúvida, entre em contato com um de nossos consultores e mantenha-se informado.