Tratamento para alcoólatras
Pesquisas apontam que o alcoolismo provocou 3 milhões de mortes no mundo todo, no Brasil 85 mil pessoas por ano falecem em decorrer ao vício, por isso existe a necessidade de buscar ajuda em uma clínica para alcoólatras em Itarantim você sabia dessas informações? O uso frequente de qualquer substância química desperta a dependência, e se você não sabe a dependência química e alcoólica é considerada uma doença crônica, progressiva e sem cura. A falta do produto no organismo pode levar uma pessoa a sofrer com abstinência, e uma abstinência não controlada provoca a morte.
O alcoolismo desencadeia mais de 200 doenças ao corpo, e a faixa etária para o número de mortes é entre 20 à 39 anos de idade. Desde a história da humanidade o homem sempre procurou de substâncias alucinógenas para alterar a sua percepção, a descoberta da bebida alcoólica foi um dos primeiros produtos encontrados na humanidade. Com o passar dos anos, podemos encontrar uma grande diversidade em qual substância química consumir.
A influência familiar e social, fuga da realidade, problemas psíquicos, traumas e busca por alegria, euforia e bem-estar são um dos fatores que interferem no momento da escolha. O uso de bebida alcoólica lamentavelmente está ligado a diversão, fazendo com que crianças e jovens sintam curiosidade em sentir os efeitos provocados pela substância química. Por mais que a bebida alcoólica seja considerada uma droga lícita, entenda que há grandes probabilidades de uma pessoa se tornar dependente do álcool.
A dependência alcoólica pode destruir a vida do usuário e a vida dos familiares, a única opção para tratar o problema é iniciar uma internação em uma clínica de recuperação. O tratamento para o alcoolismo não é a garantia de cura, mais é uma possibilidade de uma nova oportunidade de vida. Os profissionais disponíveis na instituição ajudarão o paciente a controlar a sua compulsão, e determinar novos planos para o futuro.
No artigo de hoje iremos te ajudar a encontrar os sinais da dependência alcoólica, os malefícios do produto, o momento certo para buscar por ajuda, definir o lugar ideal para iniciar o tratamento, as formas de realizar a internação e como funciona o tratamento. Preparado para continuar a leitura? Acompanhe as informações abaixo.
Como diagnosticar o alcoolismo?
Lembre-se que o artigo tem como intuito orientar os usuários do álcool e familiares a identificarem os sinais da dependência alcoólica. Contudo, o diagnóstico de um médico especialista da área da saúde é determinante para esse processo. O Grupo Flor de Liz orienta você a procurar ajuda profissional, acompanhe abaixo alguns sinais da dependência alcoólica:
- O indivíduo se torna negligente com a sua saúde física e mental;
- Não aceita nenhum conselho;
- Sempre passa dos limites;
- Não se importa mais da forma que leva a vida;
- Passa dias fora de casa ou chega a morar nas ruas;
- A falta do produto provoca abstinência;
- Desenvolve um comportamento agressivo, irritado e inconsequente.
Para definir da melhor forma a dependência alcoólica, responda as seguintes perguntas e seja sincero consigo mesmo:
- As pessoas sempre dizem que você passa dos limites e que precisa parar de beber?
- Você sempre imagina que está tudo sob controle, e no dia seguinte percebe que passou dos limites?
- Você não se importa em fazer o uso sozinho do produto?
- Já sentiu a necessidade de diminuir a bebida mas não consegue?
- A falta do produto provoca tremores e dores de cabeça?
- Já fez o uso da bebida alcoólica de manhã?
- Ultimamente tem perdido a paciência com facilidade, e se tornou uma pessoa agressiva e irritada?
Os malefícios do álcool ao organismo
Se você não sabe, a bebida alcoólica faz parte da classificação depressora, ou seja, a droga depressora diminui a qualidade da mente, faz com que uma pessoa se sinta sonolenta, confiante, reduz a concentração e a coordenação motora. O excesso de bebida alcoólica altera os comandos do Sistema Nervoso Central (SNC), produzindo de forma excessiva a dopamina na região cerebral. Essa instabilidade no sistema límbico pode provocar o transtorno depressivo e ansiedade.
Além do mais, o alcoolismo pode provocar câncer na região bucal, estômago, fígado e dentre muitos outros, problemas cardíacos e vasculares, doenças ao fígado como cirrose e inflamação crônica no fígado, gastrite, osteoporose e dentre muitas outras enfermidades. Como foi descrito acima, há mais de 200 doenças provocadas pelo uso excessivo do álcool. Além de correr risco de sofre uma overdose, coma alcoólico e até a morte.
Qual é o momento certo para buscar ajuda?
Quando a dependência se torna uma doença crônica, o indivíduo infelizmente não conseguirá parar sozinho. Para cada usuário do produto, à uma fase distinta, para você entender as fases da dependência química, continue a leitura:
- Usuário experimental: Faz o uso do produto pela primeira vez para sentir os efeitos provocados.
- Usuário social: Consome em festas e datas comemorativas.
- Usuário frequente: Faz o uso frequente aos finais de semana.
- Usuário crônico: Consome todos os dias o produto.
- Usuário traficante: Consome e comercializa.
Afinal, você deve estar se perguntando: Qual é o momento exato de procurar por ajuda? O uso frequente está na zona de risco, e o usuário crônico necessita de ajuda. Acompanhe os sinais para recorrer ajuda profissional:
- O usuário de drogas põe a sua vida e a vida de outras pessoas em risco;
- Se torna agressivo, irritado e inconsequente;
- Se isola da vida familiar e profissional;
- Sua vida gira em torno do produto;
- Passa dias fora de casa;
- Perde o controle todas as vezes que faz o uso da droga.
Observação para escolher uma boa clínica de recuperação
Para escolher uma boa clínica de recuperação, é necessário:
- Ter conhecimento dos profissionais disponíveis na instituição, sendo médicos, psicólogos, nutricionistas, supervisores e enfermeiros.
- Saber do local mais próximo a sua casa;
- Como funciona o tratamento para o alcoolismo;
- Tenha números consideráveis no momento da escolha;
- Veja as avaliações da instituição.
Formas para iniciar o tratamento
Para iniciar o tratamento contra a dependência química primeiramente é fundamental realizar o resgate, o procedimento acontece por meio de profissionais da área da saúde com o suporte ambulatório. Há três formas para realizar a internação, sendo a internação compulsória, involuntária e voluntária:
Internação voluntária: Consentida pelo profissional da área da saúde.
Internação involuntária: Não consentida pelo profissional da área da saúde.
Internação compulsória: Independente da opinião do usuário de drogas, a internação acontece por meio de uma ordem judicial com o auxílio de um laudo médico.
Como funciona o tratamento na dependência alcoólica?
Avaliação médica: Consulta médica para ter o conhecimento do grau de dependência, os problemas psíquicos que foram desenvolvidos em decorrer ao uso, as dosagens que eram feitas, constância e período. Os fatores são determinantes para definir a ficha técnica de cada paciente, além de humanizar e individualizar cada atendimento.
Processo de desintoxicação: Retirada de todas as substâncias químicas no corpo.
Suporte da desintoxicação: Utilização de medicações, reeducação alimentar e a prática de atividades físicas.
Ressocialização do adicto na sociedade: Palestras e terapias comportamentais individuais ou em grupos com o intuito de ajudar o paciente a se conscientizar das causas e consequências que é fazer o uso do álcool.
Buscando ajuda em uma clínica para alcoólatras em Itarantim
Se você deseja ajudar uma pessoa alcoólatra e ainda sente dúvidas de como recorrer ao tratamento, entre em contato com o nossa clínica de recuperação. A instituição possui parcerias com clínicas de todo o Brasil, visando ajudar os familiares e usuários de drogas a tratarem a dependência alcoólica da melhor forma possível. Ajude quem precisa a iniciar o tratamento para o alcoolismo, e tire todas as suas dúvidas!