O bruxismo é o ato de ranger os dentes e, na maioria das vezes ele acontece à noite, mas dependendo do paciente o bruxismo também pode ser apresentado durante o dia.
Durante o dia, o apertar do dente pode acontecer, tanto apertamento quanto o ranger dos dentes são muito prejudiciais à saúde, porque forçam demais a musculatura podendo causar dor na cervical, e até mesmo de cabeça.
O bruxismo também pode desgastar os dentes de uma forma irreversível por conta disso, ele precisa ser tratado de uma forma multidisciplinar.
Ainda não tem uma uma causa concreta do bruxismo, mas tem alguns fatores que são colaboradores e podem ter influência psicológica.
Referente ao seu tratamento, ele é considerado difícil, mas existe uma forma maior de controle e não de cura.
Por isso, muitas vezes é feito um tratamento antiestresse, terapia e tratamentos que envolvam uma melhoria de vida. E como o dentista, é possível confeccionar uma placa de proteção para o paciente.
Esse tipo de disfunção causa muito prejuízo na arcada dentária, podendo interferir nos dentes, quebrando-os e interferindo no desenvolvimento da mandíbula e por isso, ao perceber esse ranger de dente involuntário, é necessário ir ao dentista urgência 24 horas.
Quais são as principais causas do bruxismo?
Ô bruxismo é uma desordem funcional é possivelmente está relacionada a alguns fatores genéticos por exemplo:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Medicamentos com efeitos colaterais;
- Aplicações de Parkinson;
- Má oclusão.
A má oclusão, é o desalinhamento do dente e ela está completamente relacionada ao bruxismo, por isso é importante que o paciente faça o uso do aparelho de dente transparente, isso poderá evitar o desenvolvimento do bruxismo.
Então, vários fatores podem levar ao bruxismo, por isso é extremamente necessário procurar um profissional para ajudar desde quando o primeiro sintoma a aparecer. É um dos principais problemas que o bruxismo causa, é os desgastes nos dentes.
A força dessa fricção nos dentes podem causar os desgastes irreversíveis nos dentes além de interferir no esmalte, fazendo com que o dente fique com uma pigmentação amarelada.
Além disso, a sensibilidade é muito comum por conta do desgaste, e o dente acabar chegando em camadas mais profundas. E o dente pode ficar até mole se isso acontecer é importante o paciente ir até o dentista e o especialista irá indicar uma cirurgia para arrancar dente siso.
Esse processo requer exames de imagem para definir o posicionamento das dentições e como será realizada a cirurgia para retirada.
O bruxismo também pode causar distúrbios nessa articulação que se encontra próxima ao ouvido e da cabeça da mandíbula, geralmente conhecida como ATM. Dependendo da situação é necessário fazer uma cirurgia mandibular, será feita a correção maiormente da oclusão e até deixar o rosto simétrico, evitando o bruxismo.
Como é possível identificar o bruxismo?
Na maioria das vezes, o bruxismo é identificado pela pessoa que está próxima ou dorme com o paciente. O ranger dos dentes, às vezes causa um barulho tão alto que pode acordar quem está próximo.
Porém, também é possível identificar o bruxismo se auto avaliando, analisando de acordo a musculatura cansada, ou se o dente está desgastado, se possui alguma fratura em algumas regiões ou até mesmo uma dor de cabeça.
Vale lembrar, que não é só à noite que o bruxismo acontece, também é possível que ocorra durante o dia e dessa forma é mais fácil do paciente fazer a sua auto identificação, ao perceber que está mordendo involuntariamente ao estar concentrado e fazendo alguma atividade.
Outra situação comum, também ao bruxismo infantil que geralmente pode ocorrer na troca de dente, então independente da idade é sempre fundamental fazer o acompanhamento com especialista para que desde cedo ele possa tomar as providências e indicar para o tratamento.
Quais são as formas de tratamento do bruxismo?
Infelizmente não existe um tratamento definitivo para o bruxismo, porque ainda não se sabe qual é a sua causa específica, mas hoje em dia, existem várias técnicas para melhorar, e evitar o bruxismo. E além do dentista, os profissionais também poderão influenciar, como psicólogos, psiquiatras, massoterapeutas, entre outros.
Mas na maioria dos casos, a opção mais utilizada para esse tratamento, é a placa miorrelaxante, é uma placa rígida, de acrílico, que serve para que o paciente evite de fazer a fricção dos dentes um nos outros.
Outra opção, é um relaxamento muscular, às vezes na correria do dia a dia acaba causando o estresse e com esse relaxamento, haverá liberação do hormônio da ocitocina, fazendo com que o paciente sinta-se relaxado
Os hábitos saudáveis também podem ser os principais colaboradores para o tratamento do bruxismo, nem dele melhorar na saúde geral, poderá fazer com que o paciente tenha uma excelente noite de sono e consiga se desestressar.
Em casos mais graves é possível que seja necessário fazer uma intervenção cirúrgica, para que as lesões sejam melhoradas no ATM, essa cirurgia acontece com uma anestesia geral e é conhecida como cirurgia maxilar atm.
Por que é importante realizar o tratamento?
Com essa disfunção involuntária, se o paciente não tratar de forma precoce, é possível que ele traga muitas consequências como por exemplo, perda de dente, alteração em sua pigmentação podendo até causar uma retração de um gengival, fazendo com que a raiz do dente fique exposta.
Por isso, é extremamente importante fazer o tratamento com o especialista, além de sempre se auto avaliar, qualquer desgaste ou cansaço na musculatura, é extremamente importante procurar o profissional.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.