Eritema migratório: você sabe como tratar?

Você já pode ter olhado no espelho um dia e ter reparado que as linhas de sua língua formam algo como se fosse um mapa? Isso pode ser um caso de um Eritema migratório

 

Essa é uma condição que não se sabe muito sobre, pois não costuma ser muito comentada, mas vale a pena conhecer um pouco mais a respeito, pois pode causar diversos problemas na cavidade bucal.

 

Uma coisa que vale ressaltar antes de falar sobre essa condição, é sobre a importância da higienização dentária e do uso de aparelho invisível, por exemplo. 

 

Pois os dois permitem que seus dentes permaneçam saudáveis e funcionais, além de manterem o aspecto estético bonito e harmônico, o que auxilia até mesmo na autoestima.


Dessa forma, além de entender sobre a higienização bucal e a razão dela ser tão importante, é relevante falar sobre alguns problemas que vão além de uma prótese fixa, como é o caso do eritema migratório. 

 

Entretanto, vale ressaltar que não há nada para se assustar, pois se trata de algo benigno, que não ameaça diretamente a saúde.

 

O que é eritema migratório?

Falando um pouco mais sobre o eritema migratório, que também pode ser conhecido como língua geográfica, é uma doença que acomete diretamente a língua e causam lesões que variam de forma, tamanho e cor. 

 

Portanto, ela não afeta os dentes, ou seja, não necessita de alguns procedimentos, como por exemplo a faceta dental.

 

O nome língua geográfica vem justamente pelo aspecto que essas lesões podem causar nesta região, o que lembra algo como se fossem linhas de um grande mapa. 

 

Porém, também podem remeter a imagem de linhas de rodovia, já que às vezes, possuem uma coloração esbranquiçada. Embora, possam ter outras cores. 

 

Comumente, a língua costuma ser coberta por pequenas camadas finas ou protuberâncias, que são chamadas de papilas. 

 

Porém, em indivíduos que tenham a língua geográfica, essas papilas podem desaparecer, ficando mais lisas e vermelhas, além de um pouco elevadas, não podendo ser removidos com lente nos dentes, por exemplo.

 

Embora a causa ainda seja desconhecida, é muito provável que esse tipo de problema seja decorrente de uma ação inflamatória, mas pode ter também a possibilidade de ser algo genético. 

 

Na maioria dos casos, o eritema migratório não possuem sintomas, mas em algumas ocasiões mais severas pode desenvolver alguns problemas, como: 

 

  • Pequenas dores;
  • Desconforto;
  • Dificuldade ao engolir;
  • Sensibilidade alta.

 

Vale constar que, por mais que a diferença seja pequena, esse problema costuma afetar mais mulheres do que homens, além de também causar mais em adultos do que jovens.

 

Alguns outros fatores que podem contribuir para o surgimento da língua geográfica são a deficiência de algumas vitaminas e de doenças crônicas inflamatórias.

 

Os danos que podem acontecer por causa da língua geográfica é quase nulo, como foi citado acima. Existem alguns pequenos casos em que os sintomas realmente afetam. 

 

Porém, outros problemas podem contribuir para o surgimento de manchas nos dentes, sendo necessário então, procurar por um clareamento dental preço.

Tratamento do eritema migratório e importância da saúde bucal

Agora que ficou mais fácil de entender do que se trata esse tipo de condição, é relevante conhecer alguns dos tratamentos que podem ser oferecidos, por mais que não ofereçam riscos à saúde. 

 

Em alguns casos muito raros, a língua geográfica pode demorar a sumir, podendo causar até mesmo algumas dores. Nesses casos, pode ser necessário o uso de alguns medicamentos, como o analgésico.

 

De qualquer jeito, se algum dia você perceber que sua língua está com um aspecto fora do comum, e persiste por um tempo, não se desespere e consulte um dentista de sua confiança. 

 

Somente ele irá instruir da melhor forma e te tranquilizará, recomendando os melhores cuidados para serem tomados acerca da sua saúde bucal.

 

De modo geral, é bom sempre ressaltar que a saúde bucal vai muito além de um aspecto só dos dentes, mas pode até mesmo afetar o psicológico. 

 

Isso porque, dependendo de como seus dentes estão sendo apresentados para as outras pessoas, isso pode afetar positivamente ou negativamente a sua autoestima, refletindo até mesmo na sua produtividade do dia a dia.

 

Por fim, nunca se esqueça de se consultar regularmente com seu dentista, pois é através dele, que será possível entender se a sua boca está realmente saudável ou se está precisando de algo a mais. 

 

Vale lembrar que a cavidade bucal é uma parte de extrema importância para o organismo também. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

Open chat
Estamos online
Olá 👋
Podemos te ajudar?