Iniciar um tratamento para drogados é a opção mais assertiva contra a dependência química, o consumo excessivo provoca aproximadamente meio milhão de mortes anualmente. Além de provocar graves problemas a saúde física e mental, saiba que a unidade conta com ajuda de profissionais da área da saúde como médicos, psicólogos, nutricionistas, supervisores e enfermeiros.
O uso abusivo de substâncias químicas gera excessivamente a dopamina na região cerebral, apesar de provocar sentimentos de alegria, euforia e bem-estar, os efeitos colaterais em decorrer ao uso podem ser avassaladores. Você deve estar se perguntando: Como ajudar uma pessoa viciada em substâncias químicas? Siga a leitura e tenha conhecimento dos malefícios de não procurar ajuda profissional.
Como ajudar uma pessoa viciada em substâncias químicas?
Os especialistas da área da saúde recomendam que a melhor forma para iniciar o tratamento para drogados é de forma voluntária. Para que isso aconteça, você deve:
- Não ser autoritário;
- Escutar o indivíduo sem recrimina-lo;
- Mostre apoio e compreensão;
- Quando indivíduo confiar devidamente em você, recomende a internação no tratamento para drogados.
Todavia, é importante levarmos em consideração que para cada caso há um tratamento diversificado. Atualmente podemos encontrar três formas de realizar uma internação em uma clínica de recuperação, sendo:
- Internação voluntária: Decidida pelo próprio usuário de drogas, o indivíduo deseja se livrar das substâncias químicas.
- Internação involuntária: Decidida pelos familiares de primeiro grau sem o consentimento do adicto, a internação involuntária pode acontecer para casos extremamente complicados. O excesso de drogas faz com que o indivíduo não consiga ver uma vida sem o uso de substâncias químicas, consumindo compulsivamente o produto e causando problemas tanto para si, quanto para quem esteja a sua volta.
- Internação compulsória: A internação compulsória é decidida por um juiz da vara familiar por meio de um laudo médico comprovando as necessidades físicas e mentais do indivíduo.
Você deve estar se perguntando: Afinal, quanto tempo demora para realizar o tratamento para drogados? Tudo dependerá do grau de dependência, os problemas psíquicos que foram desenvolvidos em decorrer ao uso e a forma pelo qual o paciente foi internado. Por exemplo, a internação compulsória tem um período de apenas 3 meses, e a internação voluntária e involuntária podem variar entre 6 meses, 1 ano e até mais. Lembre-se que a opinião de um especialista da área da saúde é fundamental para determinar o período de internação no tratamento para drogados.
Sinais para buscar ajuda de profissionais da área da saúde
- O usuário de drogas não se importa em fazer o uso sozinho;
- Usa descontroladamente aos finais de semana;
- Passa dias fora de casa ou até chega a morar nas ruas;
- Faz uma alimentação inadequada;
- Se distancia da vida familiar, social e profissional;
- Desenvolve um comportamento descontrolado, impulsivo e inconsequente;
- Põe constantemente a sua vida e a vida de outras pessoas em risco.
Por que a dependência química é considerada uma doença crônica?
A droga ingerida ao corpo dentre alguns minutos chegará ao Sistema Nervoso Central (SNC), a produção excessiva de dopamina na região cerebral causa instabilidade aos neurotransmissores, é inevitável que o sistema límbico do indivíduo fique descontrolado. Com isso, as drogas causam destruição aos neurônios e o desenvolvimento de problemas psíquicos.
Uma vez que a dependência química é gerada, lamentavelmente se torna uma dependência crônica, progressiva e sem cura. Como assim não há cura? É possível que o indivíduo viva sem o uso da substância química, todavia, há probabilidades de ter recaídas. Por mais que tenha recaídas, é necessário realizar a internação em uma clínica de recuperação quantas vezes forem precisas.
Realizando o tratamento para drogados
- Avaliação médica: Suporte profissional para fazer as medicações necessárias, definir o grau de dependência e os problemas psíquicos que foram desenvolvidos em decorrer ao uso.
- Desintoxicação: Uso de medicações necessárias, prática de atividades físicas e uma reeducação alimentar. Tudo deve ser supervisionado pois é comum que o indivíduo sofra com abstinência, e uma abstinência não controlada pode levar uma pessoa a morte.
- Ressocialização: Palestras e terapias comportamentais para ajudar o paciente a se conscientizar do uso de drogas.
Buscando no tratamento para drogados do Grupo Flor de Liz
O artigo de hoje tem como objetivo orientar familiares e usuários de drogas sobre a importância de iniciar o tratamento para drogados. Evite uma possível morte em decorrer ao uso abusivo de drogas. Afinal, você está preparado para perder um ente querido? Mesmo que o indivíduo sofra com recaídas, entenda que é necessário realizar a internação em uma clínica de recuperação quantas vezes forem precisas.
O Grupo Flor de Liz é uma instituição que visa ajudar usuários de drogas a buscarem o lugar ideal e qualificado no tratamento. Muitas famílias podem se sentir duvidosas sobre qual lugar recorrer, a instituição possui parcerias com clínicas de todo o Brasil. Deseja saber se há um lugar mais próximo a sua casa? Entre em contato com o Grupo Flor de Liz e consulte as instituições mais próximas a sua residência.